Publicado por: Marcio | 03/03/2009

Timor Leste de Norte a Sul

A semana foi longa, trabalhosa, e com alguns desconfortos. Além de duas datas importantes a comemorar (veja o próximo post). Portanto, decidi que eu merecia ir pra Díli cair na balada. Mas, para fazer valer essa decisão, é preciso pagar um preço: viajar de carro entre Suai e Díli.

São apenas 140Kms. No Sudeste Brasileiro, é muito rara a viagem, com essa distância, que leva mais de uma hora e quinze (se não for uma trilha de jipe, ok). Entre Suai e Díli, eu levei 7, quase 8 horas. Os pés-de-chumbo levam 6 horas. Dá para imaginar o que foi isso…

Cada trecho tem a sua particularidade. As estradas em Covalima, o distrito do qual Suai faz parte, são um desafio ao conceito de estrada: são picadas de boi, esburacadas à exaustão; pequenas lagoas que chegam à altura da porta do carro; pontes que só cruzam metade do rio (quando há ponte). E por aí vai. Em Ainaro, o asfalto é, em vários trechos, ótimo, mas a estrada tem exatamente a largura de um carro; é muito (muito!) sinuosa (imaginem a estrada Taubaté-Ubatuba); e o mato é alto e invade a pista. De Ainaro em diante, é sempre serra: sobe-sobe-sobe, desce-desce-desce, e começa tudo de novo, até Díli. Passo ainda por Aileu, muita serra, estradas médias, muito muito sinuosas.

As cadeias de montanhas que formam o ‘eixo’ da ilha de Timor são bastante altas, o que resulta em paisagens magníficas. Infelizmente, as estradas dão pouca margem para apreciar a vista: quase toda curva é muito perigosa, e a conservação, quando existe, é bem precária. Stress total!

Em todos os casos que citei, me parece que não há o mínimo da engenharia de estradas. Não há inclinação para escorrer a água da chuva, as curvas parecem, em alguns pontos, desnecessárias, e vários obstáculos são mal contornados, ficando à beira da pista (deslizamentos, árvores, etc.).

Mas eu tirei dois grandes aprendizados dessa viagem: primeiro, é uma viagem com riscos, mas não é nenhum bicho de sete cabeças; segundo, principal para o meu dia-a-dia, é que todas as viagens que vou fazer a trabalho, agora, são fichinha!

http://www.facebook.com/album.php?aid=222100&id=736650561&l=6d6b7


Deixe um comentário

Categorias